Você pode aumentar seu queixo com mentoplastia.

Mentoplastia: cirurgia plástica do queixo

Como um complemento a procedimentos de ponta tais como lifting de face, blefaroplastia e rinoplastia oferecidos na Clínica Zamarian, nós também realizamos a mentoplastia, cirurgia plástica de aumento de mento (queixo) com implante de silicone sólido para melhorar o contorno e perfil natural da face e pescoço. Um queixo pequeno desequilibra o balanço da face e pescoço, além de promover excesso de pele abaixo do queixo. Na mentoplastia Londrina, o implante de silicone é colocado por dentro da boca através de um procedimento minimamente invasivo e restabelece a harmonia ao aspecto natural da face.

Dr. Zamarian pode remodelar e redimensionar a região mentoniana (queixo) com a mentoplastia para promover um aspecto mais estético. Ele utiliza as técnicas mais modernas para resultados com harmonia e sem cicatrizes visíveis. Contate nossa clínica para saber mais sobre a cirurgia plástica de mentoplastia.

Quando está indicada?

Durante a consulta médica com o cirurgião plástico, alguns detalhes da face são avaliados, entre eles a dentição. Caso a mordida esteja equilibrada, sem retrognatismo (mandíbula para trás) ou prognatismo (mandíbula para frente) e, mesmo assim o paciente apresente um mento desproporcionalmente pequeno, aí está indicada a mentoplastia. Nesses casos, o nome da deformidade é hipomentonismo (queixo pequeno), que é tratada com a prótese de silicone sólida. A classificação da mordida, que utilizamos na Clínica Zamarian, é a de Angle.

Para os casos de prognatismo ou retrognatismo importantes, há primeiro a necessidade de uma avaliação ortognática com um dentista especializado. De acordo com sua avaliação, ele pode indicar cirurgia para correção da posição da mandíbula, tratamento ortognático conservador (com uso de aparelhos), ou não indicar nenhum tratamento, liberando para a mentoplastia. Tudo depende de uma avaliação global de cada paciente.

Pré-operatório

A consulta

Durante a consulta médica com Dr. Walter Zamarian Jr., ele vai avaliar sua dentição, mordida, projeção do mento, e todos os detalhes anatômicos importantes para uma adequada cirurgia de acordo com o seu perfil facial. Além disso, nessa consulta é escolhido o tamanho do implante de mento a ser utilizado. De um modo geral, os implantes utilizados em mulheres são número dois, e nos homens, número três, conforme tabela da Silimed, mas o tamanho escolhido pode ser diferente, de acordo com a necessidade de cada caso.

Exames

Dr. Zamarian solicita os seguintes exames pré-operatórios a fim de realizar a mentoplastia com a máxima segurança:

A anestesia

Dr. Zamarian realiza a cirurgia de mentoplastia com anestesia geral, conferindo conforto ao procedimento, que dura cerca de 25 minutos, e o paciente acorda logo em seguida.

A cirurgia

Dr. Zamarian realiza a mentoplastia através de uma incisão na cavidade oral, entre a gengiva e o lábio inferior. Dessa forma, não há cicatrizes externas visíveis ao final da recuperação da mentoplastia. Após a incisão, Dr. Walter Zamarian realiza um descolamento rente ao osso, para criar o espaço onde será posicionado o implante de silicone sólido. Ele atualmente utiliza os implantes da Silimed para mentoplastia, de tamanhos variando de 1 a 3, lisos, que ele mesmo modela durante a cirurgia para adaptá-lo à anatomia da mandíbula de cada paciente. Em seguida, a incisão é fechada com fios absorvíveis que não precisam ser retirados. Um curativo externo com micropore é, então, colocado para impedir a movimentação do silicone nos primeiros cinco a sete dias após a cirurgia plástica de mentoplastia. Todos os pacientes são orientados a manter uma dieta líquida por cinco dias e também a dormir de barriga para cima por um mês. A cirurgia de mentoplastia de aumento com silicone demora cerca de vinte a trinta minutos e é realizada sob anestesia geral no centro cirúrgico, podendo o paciente ir de alta no mesmo dia, a não ser que seja realizada juntamente com outras cirurgias plásticas maiores.

Cicatrizes

A mentoplastia realizada pelo Dr. Zamarian é por dentro da boca, com uma incisão no vestíbulo oral, parte inferior, resultando em ausência de cicatrizes externas. Os pontos são absorvíveis e não precisam ser retirados.

Pós-operatório

Logo após a mentoplastia, há a necessidade dieta líquida por cinco dias, a fim de evitar penetração de alimentos na incisão e, subsequente, contaminação da cirurgia. Após cinco dias, O paciente já pode retomar sua dieta normal, Assim que retiramos o curativo externo. Recomenda-se um mês sem exercícios físicos e dormindo de barriga para cima, até que a cicatrização permita dormir de lado e iniciar caminhadas e bicicleta. Com dois meses, pode-se realizar qualquer esforço físico, pois o inchaço está muito menor, e é quando o paciente retorna para fotos de pós-operatório. Não há necessidade de cuidados especiais com a cicatriz por dentro da boca, e Dr. Zamarian nunca registrou nenhum caso de complicação decorrente dessa cirurgia.

Vida útil do implante de silicone de mento

A princípio, a mentoplastia com silicone sólido é uma cirurgia para durar toda a vida, uma vez que não há necessidade de troca do implante de mento, por não ser silicone gel, como nas próteses de mama. Dessa forma, o silicone somente precisa ser retirado nos raros casos de erosão óssea, que na maioria das vezes não tem maiores repercussões. Além disso, quando se torna necessária a retirada do implante de silicone nesta cirurgia de mentoplastia, a cápsula que se forma ao redor do implante de silicone por si só já confere um maior volume à região, muitas vezes não havendo a necessidade de reinclusão de outro implante ou a realização de uma remodelagem do osso.

Dr. Zamarian utiliza algum método de fixação do implante de silicone no osso?

Não. O método realizado pelo Dr. Walter Zamarian em Londrina, Paraná, dispensa o uso de parafusos ou outros métodos de fixação. Isso se deve ao fato de o espaço criado para o silicone ser justo, confeccionado no tamanho do silicone. Além disso, o curativo utilizado no pós-operatório da mentoplastia por cinco a sete dias imobiliza a região e, quando o mesmo é retirado, não há mais risco de migração do implante devido à rápida cicatrização já ocorrida. O fato de não serem utilizados parafusos nessa cirurgia resulta em dois benefícios: a cirurgia se torna mais econômica e com menor risco para o paciente, uma vez que é bastante comum extrusão (exposição do parafuso) e infecção da região onde os parafusos estão fixados no osso.

Existem outras possibilidades de mentoplastia, sem silicone?

Sim. Na realidade, a mentoplastia de aumento com implante de silicone somente é realizada nos casos de hipomentonismo (queixo pequeno). Entretanto, tanto para os casos de queixo pequeno como para os de queixo desproporcionalmente grandes, pode-se realizar a cirurgia sem silicone, apenas serrando o osso do queixo e reposicionando-o.

Pode-se, então, realizar mentoplastia de avanço do osso para hipomentonismo, mentoplastia com retrocesso do osso mentoniano, para hipermentonismo, e mentoplastia com lateralização do osso para os casos de assimetria do mento, onde um lado é mais projetado que o outro. Nesses casos, onde existe uma secção do osso e um novo reposicionamento deste, há a necessidade de fixação do osso. Dr. Zamarian opta pela fixação apenas com fio de aço, devido à menor taxa de complicações. Cumpre lembrar que essas opções cirúrgicas são muito mais raras que a mentoplastia com silicone sólido.

Há outro tipo de incisão para a mentoplastia?

Sim, há a incisão externa, logo abaixo do queixo, que não é utilizada pelo Dr. Zamarian.

Perfiloplastia: a cirurgia plástica do perfil facial

É mais comum do que se pensa a associação da cirurgia plástica de rinoplastia (cirurgia plástica de nariz) com a cirurgia plástica de mentoplastia (cirurgia plástica de queixo). O nariz e o queixo têm uma ligação direta pelo perfil do indivíduo, além de formarem um conjunto muito importante para a bela configuração de uma face. Esta associação é denominada perfiloplastia, que consiste, basicamente, na cirurgia plástica do perfil facial.

A cirurgia plástica de perfiloplastia pode ser realizada quando o paciente está descontente com seu conjunto de nariz e queixo. Por muitas vezes o paciente chega a achar que seu nariz está grande demais (rinomegalia), deixando-o com um perfil prejudicado. Porém, na verdade, era seu queixo que estava retraído demais, evidenciando ainda mais seu nariz. Os casos a serem tratados com a cirurgia plástica de perfiloplastia são muito peculiares, exigindo de uma avaliação prévia do cirurgião plástico.

Uma grande vantagem da cirurgia plástica do perfil é que ela mantém as características individuais, alterando muito pouco a fisionomia original de quem opera. A cirurgia plástica de perfiloplastia somente repõe a falta equilíbrio uma vez constatada na face, promovendo excelentes resultados com pequenas mudanças.

Ligue e agende uma consulta

Para saber mais sobre a mentoplastia e outras modalidades de cirurgia plástica que o Dr. Walter Zamarian Jr. realiza em Londrina - PR, por gentileza, entre em contato com a Clínica Zamarian e agende uma consulta.

Agende sua consulta para mentoplastia em Londrina com Dr. Walter Zamarian Jr.

(43) 3356-0506

Cirurgião Plástico em Londrina - PR

info@zamarian.com.br

Rua João Wyclif, 111, Sala 1702
Londrina - PR
CEP 86050-450
Brasil

📞 (43) 3356-0506

🕑 segunda a sábado 8:00 - 12:00 h
segunda a sexta 14:00 - 18:00 h

5/5 estrelas baseado em 5 comentários