Você pode preencher suas olheiras com ácido hialurônico.

Olheiras

As olheiras dão um aspecto de cansaço, de noite mal dormida, de olhar envelhecido. Elas são especialmente importantes porque, quando conversamos, olhamos a outra pessoa nos olhos. Assim, as olheiras são mostradas o tempo todo e podem prejudicar a imagem pessoal. Pessoas com olheiras têm dificuldade em demonstrar que estão bem, descansadas e confiantes. Sabendo disso, o cirurgião plástico Dr. Walter Zamarian Jr. dedica uma atenção especial ao tratamento das olheiras de seus pacientes.

Causas

Existem diversas causas das olheiras. Podemos listar aqui fatores como:

Entretanto, mais importante do que saber a causa das olheiras, é avaliar suas características.

Características

As olheiras têm duas características principais, que devem ser examinadas pelo médico quando for abordar seu tratamento:

Cor

As olheiras podem ser escurecidas ou não. Quando são escurecidas, podem adquirir um aspecto:

Assim, o médico que irá realizar o tratamento das olheiras, deve avaliar também sua cor e instalar o tratamento adequado para cada caso. Dependendo da cor das olheiras e do tom de pele, podem ser necessários tratamentos como uso de despigmentantes, luz intensa pulsada, laser de CO2, peeling de fenol, entre outros. Em alguns casos, o próprio preenchimento das olheiras é suficiente para suavizar sua cor de modo satisfatório.

Relevo

Na grande maioria das vezes, as olheiras são fundas. Elas se formam no local onde o septo palpebral se insere no rebordo orbitário. Nessa região, existe pouca quantidade de gordura abaixo da pele, além de a própria pele ser muito fina, como mencionado acima. A pele das pálpebras chega a ter um quarto da espessura da pele de outras áreas do corpo. Tudo isso contribui para que a região das olheiras tenha o aspecto afundado, e a proximidade da pele com o osso e os vasos sanguíneos profundos, ainda pode ajudar no seu escurecimento.

É esse relevo deprimido das olheiras que o cirurgião plástico Dr. Walter Zamarian Jr. trata de forma eficaz com o preenchimento com ácido hialurônico. Muitas vezes, o preenchimento também ajuda a diminuir o escurecimento das olheiras. Isso porque o preenchimento cria uma distância maior entre a pele e os vasos sanguíneos profundos, melhorando o aspecto azulado. Já nos casos onde a pigmentação é causada por melanina, pode ser necessário acrescentar outro tratamento para clarear a pele local.

Em alguns casos, o excesso de bolsas de gordura nas pálpebras pode dar a impressão de que as olheiras estão muito marcadas. Nesses casos, o cirurgião plástico deve conversar com o paciente sobre a possível necessidade de cirurgia plástica de pálpebras, a blefaroplastia. Por esse motivo, uma avaliação adequada das pálpebras é fundamental para estabelecer o tratamento correto para cada caso: clareamento da pele, preenchimento das olheiras ou retirada de bolsas de gordura.

A escolha do Restylane

O Restylane é um ácido hialurônico sintético, produzido na Suécia. Foi o primeiro ácido hialurônico estabilizado a obter licença do FDA, nos EUA. É um produto extremamente seguro e, devido à sua exclusiva tecnologia NASHA, ele não é de origem animal e tem apenas 1% de diferença do ácido hialurônico que produzimos. Assim, o Restylane é um produto altamente purificado. Ele é um gel viscoso e transparente, e é um dos mais inertes do mercado.

Dr. Walter Zamarian Jr. realiza preenchimento de olheiras com Restylane devido às suas qualidades:

Tudo isso faz com que o Restylane seja um dos melhores produtos do mundo para ser utilizado como preenchedor de olheiras. Dr. Zamarian só poderia trabalhar com um produto confiável como o Restylane, pois ele sempre preza pela segurança e pelos melhores resultados para seus pacientes.

Preenchimento de olheiras com Restylane

Dr. Walter Zamarian Jr. realiza preenchimento de olheiras em sua Clínica em Londrina, Paraná, em um procedimento rápido e praticamente indolor. Em cerca de dez minutos, as olheiras são preenchidas, devolvendo o aspecto jovem do olhar e melhorando a sensação de cansaço.

Vantagens

Após uma avaliação e se você tiver indicação de preenchimento de olheiras com Restylane, saiba que esse procedimento oferece várias vantagens:

Duração

O preenchimento de olheiras com Restylane dura um ano e meio a dois anos. Ele deve ser reaplicado após esse período para que se mantenha o resultado.

Indicação

Após os quinze anos de idade pode-se realizar preenchimento de olheiras com Restylane, uma vez que é após essa idade que se completa o desenvolvimento do terço médio da face. Pode ser realizado tanto em homens como em mulheres. A maioria dos pacientes que atualmente realizam a aplicação do preenchimento de olheiras na Clínica Zamarian está compreendida entre 30 e 55 anos de idade. Em pacientes de idade avançada, pode ser necessária a associação a outros procedimentos, como blefaroplastia - cirurgia plástica de pálpebras -.

Contraindicação

Não há contraindicação à aplicação do ácido hialurônico Restylane. Entretanto, o preenchimento de olheiras está indicado para casos selecionados pelo Dr. Zamarian. Alguns casos podem ter indicação exclusiva ou associada de cremes despigmentantes ou de blefaroplastia.

Complicações

Dr. Walter Zamarian Jr. sabe que o preenchimento de olheiras deve ser realizado com uma técnica apurada para evitar as complicações mais comuns: edema (inchaço) prolongado e efeito Tyndall. Para isso, a aplicação deve respeitar algumas regras, como preparo adequado do produto e forma de aplicação. Dr. Zamarian realizou um curso em Montreal - Canadá, para aprimoramento da técnica e está apto a evitar essas complicações e realizar o tratamento de outros pacientes que tenham apresentado esses inconvenientes.

A aplicação

A consulta

Durante a consulta médica para preenchimento de olheiras com Restylane, Dr. Zamarian irá avaliar os seguintes detalhes das pálpebras inferiores:

Isso serve como base para se indicar o melhor tratamento para cada paciente. Existem casos onde o simples preenchimento de olheiras com Restylane resolve. Em outros, o preenchimento deve englobar o aspecto lateral das pálpebras, para melhorar o relevo ou até diminuir rugas nessa região. Pacientes com idade avançada podem ter excesso de pele ou bolsas de gordura, tendo como principal indicação a blefaroplastia. Pacientes com festões malares, ou com rugas nas pálpebras inferiores, podem ver uma grande melhora com o preenchimento com ácido hialurônico.

Após a avaliação das olheiras pelo Dr. Walter Zamarian Jr., ele irá explicar os detalhes do procedimento: modo de aplicação, informações sobre o produto, tempo de recuperação e duração dos resultados.

As fotos

As fotos são fundamentais para a apreciação do resultado do preenchimento de olheiras. Assim, elas são tiradas antes da aplicação do Restylane, e após duas semanas, quando o resultado final já pode ser percebido.

Método de aplicação

Antes de se realizar a aplicação do ácido hialurônico nas olheiras, Dr. Zamarian faz uma marcação das olheiras com o paciente sentado, determinando o local de aplicação. Em seguida, ele realiza uma antissepsia com álcool 70%. São realizados três pontos de aplicação profundos com uma agulha muito fina, rentes ao osso, ao longo da olheira. Uma outra camada do produto é aplicada superficialmente, logo abaixo da pele. Esse método de aplicação é chamado de "técnica do sanduíche", e tem as seguintes características:

O preenchimento é realizado com ácido hialurônico que já contém anestésico local, para que a aplicação ocorra com tranquilidade e com mínimo desconforto para o paciente.

Durante a aplicação, o paciente é solicitado a se sentar algumas vezes, para que se obtenha o melhor resultado possível. Dr. Zamarian aplica o produto e modela com suas mãos, distribuindo o produto de forma homogênea, prezando sempre pela naturalidade do resultado.

Ao final, um curativo com micropore é aplicado e o paciente é orientado a removê-lo após meia hora.

Cuidados

O paciente que é submetido ao preenchimento de olheiras é orientado a não realizar exercícios físicos e nem usar maquiagem ou filtro solar no mesmo dia, após a aplicação. No dia seguinte, as atividades já podem ser retomadas normalmente.

Recuperação

A área onde foi aplicado o produto pode ficar um pouco inchada e com as marcas da aplicação por cerca de quatro dias. Em alguns casos, como se trata de uma região muito vascularizada, pode-se desenvolver uma equimose (roxo) que costuma melhorar em uma semana. O inchaço desaparece bastante em uma semana, mas é com duas semanas que se considera o resultado final. O local da aplicação pode ficar um pouco sensível, discretamente dolorido, mas nenhum paciente necessitou tomar analgésicos após essa aplicação.

O retorno

Os pacientes são orientados a retornar em duas semanas, quando o Dr. Walter Zamarian Jr. irá avaliar a aplicação e realizar alguma complementação da aplicação, se necessário, sem ônus ao paciente.

A próxima aplicação

A duração esperada do preenchimento de olheiras com Restylane é de um ano e meio a dois anos. Cada paciente poderá perceber quando as olheiras começarem a incomodar novamente e poderá agendar uma nova aplicação, a fim de manter o resultado.

Como obter o melhor resultado

O cirurgião plástico de Londrina, Dr. Walter Zamarian Jr., salienta que se deve atentar para detalhes importantes a fim de se obter o melhor resultado possível. O profissional deve evitar dois efeitos indesejados após o preenchimento de olheiras: o efeito Tyndall e o edema prolongado.

Efeito Tyndall

O efeito Tyndall foi descrito no século XIX por John Tyndall. Por causa do efeito Tyndall, a luz com maior comprimento de onde é transmitida e a com menor comprimento de onda é refletida via difusão. Isso é especialmente visto durante a passagem da luz por meios onde há partículas com diâmetro entre 40 e 900 nanômetros: coloides e suspensões.

Mas o que o preenchimento de olheiras tem a ver com o efeito Tyndall?

Por causa do efeito Tyndall, o preenchimento realizado de forma inadequada pode resultar no aspecto azulado das olheiras. Caso o cirurgião aplique uma grande quantidade de produto em um pequeno espaço, a pele fina das pálpebras poderá deixar transparecer a luz azul difundida pelo coloide do preenchimento. Para evitar isso, Dr. Zamarian abre mão de duas técnicas: o preparo do produto antes da aplicação, e a técnica do sanduíche.

Dr. Zamarian prepara o produto, hidratando-o com anestésico local, antes de aplicá-lo, conforme preconizado no Congresso Americano de Cirurgia Plástica Estética em Montreal - Canadá, em 2015. Isso diminui muito o risco do efeito Tyndall e permite uma modelagem facilitada do produto.

Conforme mencionado acima, a técnica do sanduíche preconiza a aplicação profunda e superficial, distribuindo o produto em dois níveis, evitando a concentração do mesmo em um único espaço, evitando o efeito Tyndall.

Edema prolongado

O ácido hialurônico, por ser hidrofílico, atrai moléculas de água para o local e pode exacerbar seu efeito após a aplicação. Isso, associado a uma aplicação muito próxima do canto medial das pálpebras, obstruindo linfáticos, favorece o desenvolvimento de um edema (inchaço) prolongado das pálpebras inferiores por meses. Tal edema pode ocorrer em uma pequena parcela dos pacientes que tiveram suas olheiras preenchidas. Como evitar? Dr. Walter Zamarian Jr. hidrata o produto previamente, com anestésico local, e realiza a aplicação distante do canto medial das pálpebras. Assim, sua taxa de complicações de efeito Tyndall e edema prolongado se resume a zero.

Tratando complicações

Dr. Zamarian Jr. já atendeu pacientes que haviam realizado preenchimento de olheiras previamente, e que apresentavam efeito Tyndall ou edema prolongado. Para esses pacientes melhorarem o resultado de seu tratamento, ele realizou a remoção da aplicação antiga com a enzima hialuronidase e realizou uma nova aplicação com Restylane, seguindo os preceitos acima descritos. Cumpre lembrar que essa enzima hialuronidase só funciona em preenchimentos com ácido hialurônico, sendo que complicações causadas por preenchimento com outros produtos não possuem antídoto específico.

Preenchimento de olheiras X Blefaroplastia

Pacientes com idade muito avançada podem apresentar excesso importante de pele ou de bolsas de gordura nas pálpebras. Nesses casos, pode estar indicada a cirurgia plástica de pálpebras, também chamada de blefaroplastia. Durante a consulta com Dr. Zamarian Jr., ele vai examinar você e indicar qual a melhor escolha de tratamento para seu caso. Alguns pacientes podem se beneficiar tanto da blefaroplastia quanto do preenchimento de olheiras, e o que fazer antes vai depender de cada caso. É sabido que a maioria dos pacientes prefere um tratamento simples, rápido, com resultados praticamente imediatos e sem cirurgia, como o preenchimento de olheiras. Entretanto, é importante lembrar que quando se tem indicação para blefaroplastia, o preenchimento de olheiras pode não trazer benefícios, podendo frustrar tanto o profissional quanto o paciente. Por isso, é importante uma avaliação adequada, esclarecendo todas as dúvidas, para que o resultado seja satisfatório.

Você deseja melhorar suas olheiras sem cirurgia?

Descubra como você pode melhorar suas olheiras em poucos minutos, sem muito desconforto e no consultório. Afinal, você merece.

Você está pronto para essa mudança? Agende uma consulta!

Agende sua consulta para preenchimento de olheiras em Londrina com Dr. Walter Zamarian Jr.

(43) 3356-0506

Cirurgião Plástico em Londrina - PR

info@zamarian.com.br

Rua João Wyclif, 111, Sala 1702
Londrina - PR
CEP 86050-450
Brasil

📞 (43) 3356-0506

🕑 segunda a sábado 8:00 - 12:00 h
segunda a sexta 14:00 - 18:00 h

5/5 estrelas baseado em 5 comentários