Você pode levantar seus seios com mastopexia.

A mastopexia

Mastopexia é a cirurgia para tratamento da flacidez das mamas, onde se retira o excesso de pele que causa queda e perda da forma das mamas. Ela pode ser realizada com ou sem prótese de silicone. Quando não se utiliza a prótese, a mudança no volume dos seios é pequena. Já, com o silicone, o aspecto final é mais firme e com mais volume, cirurgia esta que chamamos de mastopexia com prótese.

Normalmente, a mastopexia é indicada para mamas pequenas ou médias, e a cicatriz resultante é menor que a da redução de mamas, ficando normalmente em volta da aréola e na vertical.

Quando há a necessidade de decompor a cicatriz em uma horizontal, faz-se um "T" invertido bem pequeno, apenas para que a cicatriz não termine abaixo da linha do biquíni. É também muito indicada em pacientes que sofreram grande perda de peso, como nos casos após gastroplastia ou após a gestação. Em ambos os casos, as mamas, têm um aspecto flácido, caído e sem forma, que não melhora com dieta e exercícios, mas que podem ter um grande benefício com a mastopexia.

Utilizando técnicas avançadas para melhorar a flacidez das mamas, Dr. Walter Zamarian Jr. ajuda as pacientes a readquirirem o aspecto jovial, cônico e firme das mamas com um simples procedimento.

Flacidez

Uma das perguntas mais realizadas no consultório de cirurgia plástica pelas pacientes que têm mamas flácidas é: por quê?

As causas de flacidez de pele das mamas podem ser divididas em:

Genética

Essa causa acomete a maioria das pacientes e está presente, na maioria das vezes, desde a adolescência e mesmo antes de engravidar. A espessura da derme, onde está a maior parte do colágeno da pele, normalmente é fina nessas pacientes e muitas vezes está associada a estrias. Pode ser que a mãe da paciente não apresente a mesma flacidez, devido à possibilidade de a expessão genética não ter ocorrido na mãe, apesar de ela carregar consigo o código genético da flacidez de pele. A flacidez é generalizada e é frequentemente visualizada nas mamas, braços, face interna de coxas, abdômen, flancos e dorso (costas).

Expansão de pele

Essa outra causa de flacidez de pele nos seios normalmente ocorre após uma perda de conteúdo dos seios, por um dos processos abaixo:

Perda de peso após gastroplastia

A cirurgia de gastroplastia tem sido cada vez mais realizada e os resultados são surpreendentes, conseguindo haver uma perda de até 60 a 70kg. Com isso, todo o volume corporal diminui e a pele, que tem uma capacidade limitada de retração, acaba sobrando e não consegue se moldar de forma justa ao novo corpo. Esse excesso de pele ocorre com muita frequência nas mamas, estando indicada a mastopexia com próteses de silicone ou a mamoplastia redutora com próteses, cuja escolha dependerá do tamanho das mamas e seu grau de flacidez.

Perda de volume dos seios após amamentação

Durante a gestação, as mamas vão crescendo juntamente com o corpo. O maior desenvolvimento das glândulas mamárias ocorre devido às alterações hormonais, próprias da gravidez. A mãe que amamenta sofre o estímulo da ocitocina devido ao ato da sucção do bebê e isso estimula o eixo hipotálamo-hipófise a secretar o hormônio prolactina que estimula a produção de mais leite pelas glândulas mamárias. Assim, as glândulas estimuladas se ingurgitam com o leite, tenho seu volume aumentado durante o período de amamentação. É muito comum as mulheres perceberem uma queda dos seios após pararem de amamentar devido à atrofia das glândulas mamárias e consequente perda de volume dos seios. Mamas com prótese de silicone sentem menos esse efeito devido ao volume que o silicone ainda mantém.

Retirada próteses de silicone, sem sua substituição por outras

Algumas pacientes podem optar pela retirada de seu silicone e nunca mais colocarem outro implante. Durante a retirada do silicone, para se evitar uma flacidez, pode ser necessária a retirada de pele na forma de mastopexia. É possível que não se queira retirar pele devido ao desejo de não querer acrescentar cicatrizes aos seios. Como as mamas sofreram um processo de expansão de pele pela presença dos implantes de silicone, restará uma flacidez, caso não seja retirado esse excesso de pele.

Idade

A idade traz consigo algumas alterações corporais, entre elas a diminuição do colágeno da pele, o que faz com que a pele adquira uma flacidez progressiva devido ao seu adelgaçamento. Nas mamas, isso resulta em uma queda por aumento da pele. Além disso, a glândula mamária sofre uma alteração com a idade que consiste na sua substituição por gordura. Isso faz com que as mamas percam não somente volume, mas a sustentação e projeção. A mastopexia consegue ser eficaz no tratamento das alterações mamárias causadas pela idade, com ou sem a prótese de silicone.

Um indicativo de flacidez: estrias

A pele das mamas pode ter pouco colágeno, como foi mencionado, e um dos indicativos de que a pele não tem muita resistência é a presença de estrias. As estrias nas mamas são um pesadelo para qualquer mulher e muitas se perguntam o que fizeram de errado para que suas mamas desenvolvessem estrias.

As estrias têm um componente hormonal muito importante em sua formação. Pacientes que têm hormônios desregulados em alguma fase da vida podem desenvolver estrias nas mamas ou em outras partes do corpo.

Estrias nas mamas normalmente resultam em mamas flácidas e caídas, muito móveis e moles, com aréolas baixas, podendo estas inclusive estarem posicionadas abaixo dos sulcos inframamários. Mamas flácidas e com estrias costumam ter uma tendência maior a queda no futuro e por isso o cirurgião plástico deve estar ciente disso e retirar o máximo possível de pele para levantar as mamas com estrias, a fim de se obter um resultado mais duradouro.

Estrias e o silicone

A colocação de prótese de silicone em mamas com estrias produz dois principais benefícios: as próteses deixam as mamas mais firmes, e além disso, a presença das próteses de silicone estica um pouco a pele das mamas, diminuindo a sensação de flacidez e melhorando o aspecto das estrias. Assim, mamas com estrias a serem submetidas a uma cirurgia de mastopexia têm um benefício a mais se essa cirurgia for realizada com prótese de silicone.

Pré-operatório

A consulta

Nessa consulta, Dr. Walter Zamarian Jr. irá avaliar a anatomia das mamas, no que se refere a largura da base, projeção das mamas, posição e tamanho das aréolas, volume, espessura da pele, consistência das glândulas, espessura do conteúdo mamário, firmeza da pele, entre outros detalhes. Irá avaliar, também, a anatomia da paciente, seu peso e altura, largura do tórax, implantação das mamas, gordura axilar e distância entre os seios. Isso para determinar qual a melhor técnica a ser utilizada e ajudar a antever se os resultados esperados atendem às expectativas da paciente.

É importante a avaliação do conteúdo da mama, se glandular ou gordurosa. Basicamente, a mama glandular é uma mama jovem, mais firme e que mantém seu formato mais projetado, com menos movimento. Conforme a idade avança, a glândula mamária vai sendo substituída por gordura, e a mama passa a ter menos sustentação, menos volume, mais flacidez e passa a ser mais mole. O cirurgião plástico pode informar à paciente se sua mama se apresenta mais glandular ou mais gordurosa e se seria indicado ou não o uso de prótese de silicone na cirurgia de mastopexia para dar um resultado com mais volume ou firmeza. A mastopexia com prótese tem sido cada vez mais procurada. A adição da prótese de silicone nessa cirurgia tem trazido resultados mais atraentes, com maior projeção de polo superior e com menor risco de nova flacidez ao longo dos anos.

Exames necessários

Antes de se realizar a mastopexia, é necessária a realização de alguns exames, para maior segurança da paciente:

A anestesia

Dr. Zamarian realiza mastopexia em centro cirúrgico, com anestesia geral feita por uma equipe especializada de anestesistas, que conferem toda a segurança ao procedimento.

A cirurgia

Arié-Pitanguy, ou técnica romboide de Pitanguy

Dr. Zamarian faz uma pequena incisão ao redor da aréola e na vertical inferior da mama, por onde o excesso de pele é retirado e a mama levantada com pouca cicatriz. Caso indicado, uma prótese de silicone pode ser colocada, resultando em mamas mais firmes e projetadas. Bem como em todas as cirurgias realizadas nas mamas, a pele é fechada externamente com cola, não deixando sinais de pontos e permitindo uma recuperação rápida. Essa é a técnica de escolha para a maioria dos casos de mastopexia realizados pelo Dr. Walter Zamarian. Apesar de ser um procedimento praticamente indolor e com mínimo trauma, Dr. Zamarian recomenda que as pacientes sigam adequadamente as recomendações a fim de que sua recuperação seja bem tranquila e animadora. Após uma avaliação em nossa Clínica, Dr. Zamarian pode indicar qual a melhor abordagem cirúrgica para você conquistar as mamas desejadas.

Periareolar com prótese de silicone

Em alguns raros casos selecionados, a mastopexia pode ser realizada com a técnica periareolar com prótese de silicone, onde se retira um pouco de pele ao redor das mamas, reposicionando as aréolas mais superiormente, até 2 ou 3 cm, ao mesmo tempo em que se introduz os implantes de silicone. Essa técnica deve ser evitada em pacientes com flacidez de pele importante em polo inferior (parte baixa da mama), pois essa flacidez tem a tendência a persistir após a cirurgia periareolar.

Pós-operatório

Dr. Zamarian recomenda que as pacientes que passaram pela cirurgia de mastopexia sigam as seguintes orientações:

Você deseja mamas firmes, com colo e sensuais?

Descubra como a mastopexia pode resolver a flacidez das mamas. Caso seja associada ao silicone, então, o resultado e a satisfação são ainda melhores. Afinal, você merece ter mamas jovens, firmes e em pé!

Você está pronta para mudar para melhor? Agende uma consulta!

Agende sua consulta para mastopexia em Londrina com Dr. Walter Zamarian Jr.

(43) 3356-0506

Cirurgião Plástico em Londrina - PR

info@zamarian.com.br

Rua João Wyclif, 111, Sala 1702
Londrina - PR
CEP 86050-450
Brasil

📞 (43) 3356-0506

🕑 segunda a sábado 8:00 - 12:00 h
segunda a sexta 14:00 - 18:00 h

5/5 estrelas baseado em 5 comentários



English | Français | Português