Novo embelezamento facial com preenchimento, sem cirurgia.

O que torna um rosto bonito?

Você já se perguntou por que algumas pessoas são bonitas e todos concordam com isso? Como podemos explicar essa unanimidade em casos como Angelina Jolie? Você sabia que existe uma relação entre o rosto da Angelina Jolie e o automóvel Aston Martin Rapide?

Proporção áurea

Também chamada de Divina proporção, a proporção áurea tem um significado que vai além dos números. Ela explica a harmonia em vários campos de estudo: estética, arquitetura, música, pintura, design, entre outros. Ela é a tradução matemática da beleza. A letra grega phi é o símbolo que representa a proporção áurea, ou mais precisamente, o número infinito 1,6180339887...

Leonardo da Vinci usou a proporção áurea em suas ilustrações do corpo humano no livro de seu amigo, Luca Pacioli, "De Divina Proportione". Da Vinci usou essa proporção para explicar a harmonia entre as estruturas da face. Essa harmonia é que faz com que o rosto de Angelina Jolie seja considerada tão atraente.

Quanto ao Aston Martin Rapide: você acredita que redesenharam um carro para que ficasse dentro da proporção áurea, a fim de torná-lo mais atraente? E conseguiram.

Preenchimento de rugas X Embelezamento facial

Dr. Walter Zamarian Jr. realizou cursos de preenchimento no Congresso Americano de Cirurgia Plástica Estética em Montreal, Canadá, em 2015, e tem pesquisado todos os detalhes para aprimoramento de sua técnica. O objetivo? Trazer para suas pacientes um novo conceito em preenchimento: o embelezamento facial.

Conceito antigo: preenchimento de rugas

Até recentemente, os cirurgiões plásticos utilizavam produtos como ácido hialurônico somente para preencher rugas. Esses produtos realmente conseguem apagar marcas de expressão indesejáveis, como olheiras, bigode chinês, marionetes, entre outros. O preenchimento realizado era de lábios, quando muito. Entretanto, muitas pacientes procuravam os cirurgiões com o desejo de ficarem mais bonitas sem cirurgia, ou de rejuvenescerem rapidamente, sem roxo, sem dor, sem inchaço. Tudo isso agora é possível.

Novo conceito: embelezamento facial com preenchimento

Preencher rugas é simples, mas o preenchimento pode oferecer muito mais: que tal redesenharmos um rosto para ficar dentro da proporção áurea, a fim de torná-lo mais atraente? Lembra do Aston Martin mencionado acima?

O senso estético apurado do Dr. Zamarian o auxilia a determinar os pontos de aplicação de preenchimento na face do paciente candidato para embelezamento facial. Assim, ele consegue corrigir pequenos detalhes que fazem muita diferença. Essa busca pela proporção áurea na face faz com que muitos casos que antes teriam apenas indicação de cirurgia possam agora se beneficiar de um procedimento rápido, seguro e tranquilo.

Inconscientemente, muitos de nós sabemos o que deve ser melhorado, mesmo que nunca tenhamos ouvido falar na Divina proporção. São casos em que o paciente chega ao consultório querendo aumentar o queixo, as bochechas, levantar a ponta do nariz, etc. Mesmo sem saber, essa é a busca pela proporção áurea. Dr. Zamarian tem treinamento suficiente e senso crítico apurado para avaliar todas as regiões da face que necessitam de pequenos preenchimentos para se obter um rosto mais bonito, mais atraente. Muitas pacientes suas não sabiam que algumas áreas poderiam ser preenchidas, ou que esses preenchimentos poderiam fazer tanta diferença em suas vidas.

Outro novo conceito: rejuvenescimento com preenchimento

O rosto envelhece diariamente. Mesmo quem tem um rosto como o de Angelina Jolie vai sofrer os efeitos do tempo. Esses efeitos são:

Uma boa notícia: o preenchimento pode restaurar todos os aspectos do envelhecimento citados acima!

Como, muitas vezes, o embelezamento se mistura com rejuvenescimento, pode-se dizer que os dois se completam na busca pela proporção áurea da face.

A avaliação

Durante a consulta médica, Dr. Zamarian irá avaliar seu rosto como um todo, de forma global. Iremos citar abaixo cada área de suma importância na consulta para embelezamento facial:

Testa (região frontal)

A testa jovem tem um ângulo de curvatura de 14o. Isso significa que ela é levemente convexa, com um desenho que traduz a jovialidade dessa região. Durante a avaliação para embelezamento facial, Dr. Walter Zamarian Jr. irá avaliar o perfil da testa, determinando a necessidade ou não de melhora da sua curvatura. Com pouco volume e em pontos estratégicos, pode-se restabelecer o aspecto atraente dessa região, causando uma mudança sutil, mas fundamental para quem deseja cuidar da aparência.

Um detalhe interessante é que, quando a correção da curvatura da testa é realizada com preenchimento, as rugas da testa tendem a diminuir, mesmo sem aplicação de Botox. Acredita-se que a convexidade da testa estique o músculo frontal, fazendo-o contrair de uma forma mais suave. O contrário ocorre quando a testa afunda por causa do envelhecimento, fazendo com que o músculo fique mais frouxo, podendo contrair com mais intensidade, realçando as marcas de expressão nessa região.

Têmporas

Têmporas afundadas traduzem envelhecimento e ajudam a causar queda da parte lateral (cauda) dos supercílios. O tratamento com preenchimento busca levar jovialidade para a região lateral dos olhos, ao mesmo tempo em que levanta a cauda dos supercílios, tirando o aspecto triste do olhar. A aplicação é realizada em um único ponto, e o produto percorre toda a região afundada, levantando os tecidos e dando suporte para a região dos olhos. Essa é uma região que muitas pessoas não dão muita importância, até que enxergam o resultado e se espantam com a capacidade de rejuvenescimento que o preenchimento da região temporal possui.

Olheiras

Muito se discute sobre a causa do afundamento das olheiras com o passar dos anos. O importante é que o preenchimento resolve de forma brilhante o afundamento das olheiras, e muitas vezes até sua coloração.

O profissional que realiza preenchimento de olheiras deve tomar um cuidado extra com essa região para não causar o efeito Tyndall. John Tyndall descreveu a difração da luz quando essa passa por um coloide ou uma suspensão de partículas finas. Na prática, se o preenchimento de olheiras não for realizado de forma a se evitar o efeito Tyndall, o ácido hialurônico pode fazer com que as olheiras adquiram um aspecto azulado. Para evitar isso, Dr. Zamarian realiza o preenchimento usando a técnica de sanduíche, com pouco volume, fazendo metade do ácido hialurônico na profundidade, e a outra metade na superfície. Além disso, como o preenchimento de olheiras costuma atrair mais água para o local após sua realização, Dr. Zamarian preenche cerca de 80% da profundidade da olheira, pois o restante do preenchimento ocorrerá espontaneamente, nas duas semanas seguintes.

Bochechas

As bochechas caídas dão um aspecto de envelhecimento. Com pouco produto, pode-se deslocar o ponto luminoso das bochechas mais superior e lateralmente, abaixo dos cantos dos olhos. Isso é o suficiente para dar um aspecto mais jovem e de levantamento de todo o terço médico da face.

Outro detalhe das bochechas é que elas têm um papel fundamental na proporção áurea da face: bochechas com pouco volume precisam ser preenchidas para conferir um aspecto mais atraente ao rosto. Assim, para seu tratamento adequado, deve-se avaliar se seria necessário somente deslocar o ponto luminoso das bochechas para cima ou também dar mais volume, preenchendo uma extensão maior das bochechas.

Nariz

Dois aspectos principais que podem ser preenchidos no nariz: a ponta e o dorso.

O preenchimento da ponta do nariz visa subi-la, combatendo um dos efeitos do envelhecimento, conferindo um aspecto mais simpático ao centro da face. Com uma pequena quantidade de ácido hialurônico, pode-se levantar a ponta o suficiente para que ela adquira uma posição mais harmoniosa, sem contudo necessitar de cirurgia para isso.

Já o preenchimento do dorso do nariz serve para corrigir pequenas depressões, desde que o restante do dorso não seja muito alto.

Sulcos nasogenianos (bigode chinês)

O preenchimento dos sulcos nasogenianos pode ser realizado de duas formas: profundo ou superficial

O preenchimento profundo consiste na aplicação de ácido hialurônico em um único ponto, ao lado de cada narina, o que confere volume ao sulco, mas também faz subir as narinas e os cantos da boca

Usa-se o preenchimento superficial quando se deseja preencher a ruga como no conceito antigo, mais inferiormente, podendo ir até abaixo do ângulo da boca.

Pálpebras superiores

As pálpebras superiores podem estar afundadas, quer por característica genética, quer por envelhecimento. Pode-se preencher as pálpebras superiores, com pouco volume, tomando o cuidado de não preencher em excesso.

Marionetes

São os sulcos que se estendem dos ângulos da boca até as laterais do queixo. Quando presentes, eles ajudam a puxar os cantos da boca para baixo. Eles são preenchidos em três pontos: o mais inferior é profundo, o médio é no meio dos tecidos e o mais superior é superficial, promovendo um suporte para os cantos da boca, causando uma elevação dos mesmos. Essa elevação dos cantos da boca se soma ao efeito do preenchimento dos sulcos nasogenianos e confere um aspecto mais simpático ao paciente, promovendo discretamente seu embelezamento facial.

Mandíbula

O contorno da mandíbula pode ser melhorado com preenchimento, em casos selecionados. Pode ser também aplicado ácido hialurônico no ângulo da mandíbula, abaixo e à frente do lóbulo da orelha, para simular uma mandíbula mais proeminente. Outra forma de realçar a mandíbula é preencher o terço inferior da face, projetando-a mais lateralmente, especialmente em pacientes que precisam devido às proporções faciais que apresentam.

Queixo

O queixo, ou mento, tem uma tendência a diminuir e cair com o envelhecimento. O preenchimento do queixo pode estar indicado não somente nesses casos, mas também em pacientes com face mais arredondada, que se deseja emagrecer com preenchimento. A projeção do queixo com preenchimento alonga a face e melhora a relação entre as estruturas anatômicas, quando necessário.

Lábios

Os lábios têm uma tendência a perderem volume com a idade, diminuindo sua sensualidade. Com o preenchimento, pode-se realçar apenas o contorno dos lábios, ou dar volume. Lábios com mais volume dão um aspecto de jovialidade e sensualidade. Entretanto, deve-se realizar a aplicação de volume suficiente para dar um resultado atraente, sem exageros.

Enfim, existem muitos aspectos da face que são analisados para se escolher os pontos a serem preenchidos e os respectivos volumes de ácido hialurônico utilizados. Dr. Zamarian irá avaliar e conversar com você sobre as áreas escolhidas e seus motivos, procurando sempre uma mudança baseada na proporção áurea da face.

A escolha do produto: ácido hialurônico Restylane

Existem diversos motivos para que o produto utilizado pelo Dr. Walter Zamarian Jr. seja o ácido hialurônico, mas os principais são:

O Restylane é o ácido hialurônico de escolha pelo Dr. Zamarian, por ter duração de um ano e meio a dois anos, ser purificado, e suas moléculas têm uma característica favorável à degradação pela hialuronidase, quando necessário.

Dr. Zamarian já utiliza Restylane há mais de treze anos, e nunca viu um único caso de alergia ao produto.

Restylane Perlane

Quando a região a ser aplicada exige um poder de levantamento maior dos tecidos, Dr. Zamarian escolhe o Restylane Perlane, que é mais denso que o Restylane. O Restylane fica então reservado para casos onde a aplicação é mais superficial, como olheiras e lábios.

cinemafestival / Shutterstock.com

Aplicação

Dr. Walter Zamarian Jr. realiza um planejamento de embelezamento individualizado para cada paciente. Ele realiza um desenho esquemático em papel, com as regiões e volumes antes da aplicação, pois muitas vezes são realizadas aplicações em mais de oito áreas diferentes, cada uma com um volume e produto específicos. Assim, ele consegue planejar de modo preciso e reproduzir o mesmo tratamento se o paciente desejar após um ano e meio a dois anos, quando acabar o efeito do preenchimento.

Após o planejamento, ele vai preparar os produtos, tomando todos os cuidados para a máxima segurança do procedimento para o paciente.

Em seguida, ele realiza uma marcação no rosto do paciente, determinando os pontos de aplicação, para poder esculpir a beleza da melhor maneira possível.

Essa aplicação dispensa anestesia, pois utilizam-se agulhas muito finas, além de o produto já estar misturado com um pouco de anestésico. Isso faz com que a aplicação seja muito bem tolerada pelos pacientes, que anseiam por manter o resultado, planejando a próxima aplicação.

Uma sessão de aplicação para embelezamento facial dura de 30 a 60 minutos, e envolve sessão de fotos de antes, durante e depois, além de todo o preparo mencionado acima.

Recuperação

Uma sessão de embelezamento com preenchimento quase não deixa marcas, e o inchaço é mínimo. Deve-se, entretanto, evitar realizá-lo muito perto de um evento.

Dr. Zamarian recomenda evitar exercícios físicos e maquiagem no dia da aplicação, podendo retomá-los no dia seguinte. Ele orienta seus pacientes retornarem após duas semanas para uma apreciação do resultado final, e eventual reforço em áreas que ele julgar necessário.

Você está pronto para essa mudança?

Para saber mais sobre embelezamento facial com preenchimento com ácido hialurônico e outras modalidades de cirurgia plástica que o Dr. Walter Zamarian Jr. realiza em Londrina - PR, por gentileza, entre em contato com a Clínica Zamarian e agende uma consulta.

Agende sua consulta para embelezamento facial em Londrina com Dr. Walter Zamarian Jr.

(43) 3356-0506

Cirurgião Plástico em Londrina - PR

info@zamarian.com.br

Rua João Wyclif, 111, Sala 1702
Londrina - PR
CEP 86050-450
Brasil

📞 (43) 3356-0506

🕑 segunda a sábado 8:00 - 12:00 h
segunda a sexta 14:00 - 18:00 h

5/5 estrelas baseado em 5 comentários