A flacidez dos braços é algo que muito incomoda, tanto para vestir uma roupa, quanto para realizar certos movimentos com o membro superior. O excesso de pele ou gordura são responsáveis por um aspecto inestético dos braços. Assim, Dr. Zamarian dispõe de duas técnicas para o tratamento dessa área, restabelecendo uma aparência mais firme e jovial. Se o excesso for apenas de gordura, uma lipoaspiração de braços pode ser feita até mesmo combinada com outra cirurgia maior. Caso também haja um excesso de pele, indica-se a braquioplastia, cujo resultado é um braço mais fino e firme, mas com a necessidade de uma incisão ao longo da face interna do braço. Em ambos os casos, a melhora do aspecto é notável, satisfazendo o desejo de usar uma roupa mais cavada.
Especialmente nas mulheres, os braços representam uma parte fundamental na estética, sobretudo na hora de colocar uma blusa sem manga ou em ocasiões de movimentos como o famoso movimento do "tchau".
Os tecidos da região dos braços têm duas tendências principais, ao longo do tempo:
Com o passar dos anos, a tendência maior nas mulheres é de acumular gordura na região do tríceps (face póstero-lateral dos braços), ou de ganhar flacidez. Trataremos do acúmulo de gordura mais abaixo.
Sobre esse ganho de flacidez de pele, decorrente pela diminuição do colágeno corporal de uma forma global e da apoptose celular (envelhecimento das células), que acometem a todos, a cirurgia plástica encontra o papel de tratamento da flacidez de pele com a braquioplastia.
Excesso de pele, normalmente, somente consegue ser adequadamente tratado com a retirada cirúrgica da pele excedente, usualmente por meio de uma cicatriz longitudinal que acompanha o sulco bicipital, de modo a que essa cicatriz, por vezes evidente, fique o menos perceptível possível.
A flacidez de pele dos braços, quando decorrente da idade, costuma ser de menor monta do que após grande perda de peso.
É muito comum, após grandes perdas ponderais, sobretudo nos pacientes que se submeteram a gastroplastia, ocorrer o excesso de pele que demanda o uso da cirurgia plástica para melhorar o aspecto corporal.
Dentre as cirurgias plásticas mais realizadas no ex-obeso está a braquioplastia. Ela visa diminuir a circunferência do braço, permitindo o uso de roupas com maior conforto, sem aquele excesso de pele que preenche toda a manga, ou que dificulta a escolha de roupa.
Muitas outras cirurgias plásticas são realizadas por ex-obesos e que podem ser associadas à braquiolpastia, entre elas: abdominoplastia, mamoplastia com implantes de silicone, lifting crural (de coxas), e até mesmo a lipoaspiração.
A obesidade, o acúmulo de gordura abaixo da pele, serve como expansor de pele, sobretudo nos braços, e quando perde-se essa gordura, a pele possui uma capacidade limitada de retração, normalmente não retornando à condição inicial.
Os pacientes que haviam se submetido à gastroplastia e tiveram grande perda de peso veem na braquioplastia uma alternativa eficaz para o tratamento da flacidez de pele dos braços.
Quando o principal problema é o excesso de gordura, com pouca ou mínima flacidez de pele, pode-se optar por uma lipoaspiração de braços, que remove de modo eficaz as gorduras indesejáveis dos braços, causando um aspecto de "emagrecimento" importante no semblante do paciente. É realizada com a paciente em decúbito ventral (de barriga para baixo), e uma cânula bem fina é inserida por um pequeno orifício no cotovelo, e outro na axila posterior, de modo que a cicatriz resultante fica imperceptível.
O excesso de pele ocorre em toda a extensão do braço, causando um aumento de pele no sentido circunferencial dos braços, desde sua região próxima à axila, até o cotovelo. Por esse motivo, Dr. Zamarian costuma realizar uma incisão longitudinal, em toda a extensão do braço, posicionando essa cicatriz em sua face póstero-medial, de modo que fique menos perceptível na maioria dos movimentos realizados.
Trata-se de uma troca de uma flacidez por uma cicatriz, mesmo que escondida na face póstero-medial. Por esse motivo, essa cirurgia é indicada somente quando estritamente necessária e quando o excesso de pele é bastante evidente, não podendo ser realizada outra alternativa de tratamento, como a lipoaspiração.
Para melhor aspecto final das cicatrizes, Dr. Zamarian realiza o fechamento dessa cirurgia com uso de cola de cianoacrilato, a fim de evitar marcas de pontos e possibilitar melhor aspecto estético.
Atualmente, Dr. Zamarian tem reservado a braquioplastia especialmente para os casos de grande perda ponderal. Casos de flacidez discreta têm sido submetidos a tratamentos alternativos, como luz pulsada ou creme de DMAE com colágeno inodoro.
Essa tem sido a situação mais frequente na Clínica do Dr. Zamarian. Cada vez mais, um grande número de pacientes vem se beneficiado da lipoaspiração, que confere uma melhora do aspecto dos braços, com mínimas cicatrizes.
De acordo com um dos aperfeiçoadores da técnica de lipoaspiração, Dr. Illouz, a parte que pode ser lipoaspirada de um braço compreende a face póstero-lateral, que é justamente a que acumula mais gordura e que dá a impressão de o indivíduo ser mais "largo" ou obeso do que realmente é. Fica, então proibida a lipoaspiração da face medial do braço, sobretudo no sulco bicipital, uma vez que ali passam as artérias, veias e nervos, necessários a uma boa fisiologia do braço, a fim se se evitarem complicações.
Respeitando a técnica adequada, a lipoaspiração de braços é uma cirurgia extremamente segura, com excelentes resultados e de muita satisfação aos pacientes. Em casos selecionados, pode-se realizar a lipoaspiração em pacientes que possuem uma pequena flacidez, pois essa cirurgia consegue promover uma melhora inclusive nesses casos, dispensando a cicatriz maior da braquioplastia tradicional.
Quanto à quantidade de gordura a ser retirada em uma sessão de lipoaspiração, esta é muito variável, podendo chegar em alguns casos a até um litro, mas Dr. Zamarian se concentra principalmente no aspecto final, e não se prende ao volume retirado. Com essa filosofia, o mais importante é o resultado satisfatório, e não o volume aspirado.
Durante a consulta, Dr. Zamarian irá avaliar o grau de flacidez da pele dos braços e quantidade de gordura. Nessa avaliação, estima-se a quantidade de pele a ser retirada, ou a quantidade de gordura, caso seja indicada apenas a lipoaspiração. Ele irá conversar com você sobre as cicatrizes do procedimento e avaliar a qualidade de sua cicatrização, baseado em outras cicatrizes que você tiver.
A braquioplastia é indicada para quando há flacidez de pele nos braços. Quando há apenas excesso de gordura, Dr. Zamarian indica a lipoaspiração.
Antes de se realizar a braquioplastia, Dr. Zamarian solicita alguns exames pré-operatórios, listados a seguir:
Esses exames são necessários para avaliar o estado de saúde do paciente e assegurar a tranquilidade do procedimento.
Dr. Zamarian então realiza a sessão de fotos pré-operatórias e orienta o jejum de pelo menos oito horas antes da braquioplastia.
Deve-se chegar duas horas antes da cirurgia no Hospital, e o paciente deve tomar o cuidado de evitar cigarro, AAS, ginko biloba e arnica quinze dias antes e quinze depois.
A anestesia de escolha para a braquioplastia tem sido a geral, que é realizada com maestria pela equipe de anestesistas que acompanha o Dr. Zamarian, oferecendo a máxima segurança, necessária para um procedimento tranquilo.
Com a paciente de barriga para cima, inicia-se uma incisão que vai da parte anterior da prega axilar, corre ao longo do sulco bicipital e termina na parte medial do cotovelo, com uma leve curva. Descola-se o retalho inferior no sentido posterior, tomando o cuidado de preservar os linfáticos e os tecidos profundos. Em seguida, traciona-se o retalho, marca-se o excesso, que será retirado, proporcionando novo contorno ao braço. A sutura realizada é com Vicryl 4-0 incolor, em pontos subdérmicos, seguido de cola de cianoacrilato na superfície. Da mesma forma que na lipoaspiração, recomenda-se uso de malha compressiva por dois meses.
É iniciada com a paciente de barriga para baixo. Realizam-se dois pequenos orifícios de aproximadamente 1,5 cm, um na face posterior do cotovelo e outro na face posterior da prega axilar. Injeta-se um líquido que contém anestésico local e adrenalina. Em seguida, Dr. Zamarian utiliza uma cânula número 3, reta, para aspirar a gordura da face póstero-lateral do braço, gordura esta que será armazenada no recipiente de vidro do lipoaspirador. O procedimento dura cerca de 15 a 25 minutos de cada lado e a cirurgia é finalizada com sutura interna com Vicryl 4-0 e cola de cianoacrilato externamente. Utiliza-se um curativo compressivo ou malha compressiva, que deve ser utilizada por dois meses. Saiba mais sobre esse procedimento acessando nossa página de lipoaspiração.
A braquioplastia com incisão longitudinal demora cerca de duas a três horas, enquanto o tempo total da lipoaspiração de braços é de cerca de uma hora.
É muito importante lembrar que a cicatriz da braquioplastia é contrária às linhas de força de Langer e que há uma tendência a essa cicatriz a ficar um pouco alargada no pós-operatório. Por esse motivo, é necessário que haja uma flacidez de pele bem significativa para que o Dr. Zamarian indique essa cirurgia. O paciente deve estar ciente que estará trocando a flacidez por uma cicatriz que pode ficar alargada. O mesmo não ocorre com a lipoaspiração, que é realizada com dois pequenos orifícios: um no cotovelo e outro na face posterior da axila.
Independente de qual técnica utilizada, os cuidados são os mesmos: logo após a cirurgia, pode-se ter dieta livre, evitando sol por seis meses, sem academia também no primeiro mês e evitando carregar pesos acima de cinco quilos. Como já foi dito, o uso de malha compressiva está indicado pelo período de dois meses, na maioria dos casos, podendo ser de apenas um mês em casos de lipoaspiração isolada que evoluem muito bem, com pequeno edema (inchaço), sem fibroses. No primeiro mês recomenda-se, também, dormir de barriga para cima, que pode ser a parte mais difícil para pacientes que não estão acostumados.
Dr. Zamarian recomenda a drenagem linfática a partir do quinto dia, e endermologia a partir do décimo dia pós-operatório.
Após um mês da cirurgia, pode-se dormir de lado, fazer caminhada, bicicleta leve, enfim, exercícios físicos que não fazem o paciente produzir muito suor. Para realizar exercícios físicos plenos, aguarda-se um prazo total de 60 dias após a cirurgia.
Os cuidados com o sol continuam por um período de 6 meses, sendo que após três meses, pode-se tomar sol do começo da manhã e do final do dia com filtro solar fator 30 ou 40.
Muito mais uma preocupação após a braquioplastia com incisão longitudinal nos braços, do que na simples lipoaspiração, a cicatriz da braquioplastia é obrigatoriamente realizada no sentido contrário às linhas de força de Langer, pois senão não haveria um tratamento adequado do excesso de pele. Por esse motivo, essa cicatriz tem uma tendência a ser menos estética do que uma cicatriz no sentido das linhas de força. Para realizar um cuidado adequado dessas cicatrizes, Dr. Zamarian recomenda o uso de corticoide (externos, na forma de adesivos, ou injetáveis), tiras de silicone gel ou uso da luz intensa pulsada, a fim de melhorar seu aspecto. A betaterapia pode ser indicada nos casos mais refratários. Entretanto, somente cerca de 8% das pacientes que se submeteram à braquioplastia com incisão longitudinal pelo Dr. Zamarian necessitaram de algum cuidado a mais nas cicatrizes.
Além disso, Dr. Zamarian toma o cuidado de posicionar as cicatrizes da braquioplastia o mais escondido possível, na região póstero-medial dos braços, de modo que elas permanecem inaparentes a maior parte do tempo.
Descubra como a braquioplastia e a lipoaspiração de braços podem ajudar você a mudar seu guarda-roupa, evidenciando sua sensualidade e melhorando sua autoestima. Você merece!
Cirurgião Plástico em Londrina - PR
Rua João Wyclif, 111, Sala 1702
Londrina - PR
CEP 86050-450
Brasil
📞 (43) 3356-0506